segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Lembrança das dificuldades dos gremistas!!

Quando o Grêmio enfrentou o Estudiantes, 25 saudosos anos atrás, enfrentou uma guerra. Literalmente. Além de uma cultura futebolística distinta (com autênticos times castelhanos), outra conjuntura. Os argentinos disputavam com os ingleses a posse das Malvinas. Uma aeronave britânica, no rumo das ilhas conflagradas, posou e abasteceu no RS. Foi o estopim para uma hostilidade sem precedentes a um clube extrangeiro. Nunca houve e nem haverá nada semelhante. A tragédia rondou o tricolor e seus corajosos torcedores que lá estiveram. Uma época de ditadura militar no Cone Sul, sem políticas de colaboração, acordos bilaterais (fora à chamada “caça aos subversivos”) e Mercosul. Da chegada a La Plata até o retorno, ameaça de morte foi o mais brando que ocorreu. E no acanhado alçapão de então (nada semelhante ao que hoje existe lá) hinchas furiosos rangiam os dentes, sacudiam telas e queriam a vitória e a vingança. A soberania ferida dos hermanos exigia o sacrifício do adversário. Pedradas, garrafadas, rojões e fartura de agressões. Tudo com a conivência e até mesmo estímulo das autoridades locais. Foi preciso que a diplomacia brasileira (no caso subalterna aos militares daqui) fosse acionada. Uma partida dramática para nunca mais ser esquecida e que faz parte de uma trajetória que culminou no primeiro título de Libertadores para os gaúchos. Não há comparação possível entre o enfrentamento ocorrido naqueles anos e a contemporaneidade açucarada. Não há similitude entre a batalha que enfrentamos e o turismo praticado pela vizinhança. A história não pode ser adulterada, principalmente se a tentativa for de um ressentido.

Leo Soares

(TEXTO EXTRAÍDO DO BLOG DO TORCEDOR DO GRÊMIO, NO SITE GLOBO.COM – COMENTÁRIO ENVIADO POR UM TORCEDOR.

Gremio é Campeão Brasileiro Sub-20


Neste domingo, a equipe Sub-20 do Grêmio venceu o Sport de virada e sagrou-se campeão do Brasileirão da categoria, que foi disputado no Rio Grande do Sul. A grande final acabou com o placar de 2 a 1 para o Tricolor. Os gols gremistas foram marcados por Wesley e Mithyuê. O confronto foi realizado no Estádio Passo D´Areia, que fica localizado na zona norte de Porto Alegre. Parabéns à gurizada tricolor! Parabéns ao time comandado por Julinho Camargo, por mais esta grande conquista!


Leo Soares

(informações www.gremio.net)
O Inter está atrás de um atacante brasileiro que atua no Exterior. A informação é do vice de futebol Giovanni Luigi, que garante que a negociação está bem encaminhada.
– Esta é a possibilidade que está mais adiantada e que a gente está otimista. Está se encaminhando bem. Se a outra parte cumprir o que a gente tem conversado, existe uma boa chance de contratar um centroavante brasileiro que esteja no Exterior – disse Luigi.
O dirigente disse que se trata de um jogador diferenciado. Alguns atacantes especulados são Fred, que pode deixar o Lyon, Kléber, que pertence ao Dínamo, de Kiev, e Márcio Nobre, cujo contrato com o Besiktas está encerrando. Por outro lado, Luigi rechaçou o interesse em meias como Thiago Neves, do Hamburgo, e Alex, do Fenerbahçe:
– Estão fora de cogitação. Estes jogadores ganham em euros, em valores completamente fora da realidade brasileira. Não existe a mínima chance de virem para o Inter. Temos a responsabilidade de montar uma equipe sem fazer nenhuma loucura.
Giovanni Luigi garantiu ainda que apenas um jogador, entre os principais do time, deve ser vendido nesta janela de transferência. Portanto, Alex ou Nilmar, pelo menos um dos dois deve permanecer no Beira-Rio.
– Tem algumas negociações de empréstimo, outros jogadores que não vão permanecer, mas dos extra-classe, como Nilmar, Alex, Guiñazu, se sair, sai só um. Dificilmente (venderíamos dois), só se viessem valores fora da realidade, que ficaria difícil segurar. O objetivo do clube é a venda de apenas um destes jogadores.
Leo Soares
(informações www.clickrbs.com.br)