quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Dólar passa a cair

Com o Banco Central entrando com leilões de dólar, fez cair a cotação que estava em R$ 2,60 para R$ 2,42. As ações feitas pelo Banco Central, foram mínimas, mas já ajudaram a amenizar a subida da moeda.

Leo Soares

Rivalidade entre Brasil e Argentina chega aos Arbitros de Futebol

O spray utilizado pela arbitragem brasileira desde 2000, foi aprovado pela Confederação Argentina de Futebol, apartir de 2009 todos os arbitros terão que carregar o spray num cinto fabricado de diversos tamanhos, assim poderam acabar com a tão famosa catimba do futebol argentino. Bom nossos hermanos demoraram para aprovar mas tiveram que se render mais uma vez ao sucesso do Brasileiro até mesmo na arbitragem.

Leo Soares

Zagueiro Gremista pode deixar o Olimpico

O Zagueiro Jean que foi utilizado nas últimas rodadas do campeonato brasileiro, está sendo sondado pelo Corinthians, Jean poderá defender o clube de São Paulo caso não consiga renovar com o tricolor gaucho, acredito que este impasse está ocorrendo devido ao caso ROTH que está em fase de renovação de contrato, isto está demorando para o Grêmio renovar com seus principais jogadores.

Leo Soares

Governador de SC diz: liberar estradas é prioridade

O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, em uma reunião de caráter emergencial com os secretários de Luis Alves, afirmou que a intenção é liberar o mais rápido possível as estradas danificadas pelas chuvas. O trabalho de reconstrução de vias foi encarado como uma das prioridades do governo assim que as inundações foram normalizadas.

Porto de Itajaí retoma atividades parcialmente após tragédia (Folha de S. Paulo 05/12)

Quase duas semanas após as chuvas que causaram a interrupção das atividades, o porto de Itajaí retomou parcialmente ontem as operações. Um navio de pequeno porte atracou no terminal da Braskarne, privado e afastado da área destruída pela enchente. Inicialmente, a previsão era que o porto voltasse a operar em 30 dias, quando a dragagem de R$ 30 milhões paga pelo governo federal melhoraria as condições de navegabilidade, prejudicadas pelo acúmulo de argila e areia no fundo do rio. O diretor comercial do porto, Zenaldo Feuser, disse que estudos apontaram que navios de pequeno porte podem atracar nas áreas que não foram destruídas e no cais de Navegantes, localizado na outra margem do rio Itajaí-Açu. Hoje está prevista a atracação de um navio com destino a Montevidéu (Uruguai). Amanhã deverá atracar um dos navios que seguirá de Santos para fazer o transporte de contêineres para o porto paulista, de onde serão exportadas cargas retidas em Itajaí desde as chuvas. O diretor comercial afirma que em cerca de 30 dias os navios de grande porte poderão atracar em Itajaí, caso novas chuvas não atrapalhem a dragagem -que poderá durar 90 dias. Nesse período, chuvas e alterações na correnteza podem forçar a paralisação momentânea das atividades. Segundo Feuser, as análises no Itajaí-Açu apontam que o píer do porto poderá receber os passageiros na temporada de verão, reduzindo prejuízos para o turismo.

Região Sul tem transporte de gás natural restabelecido

Foi restabelecido no final da tarde desta terça-feira o transporte de gás natural. Com isso, a Transportadora Brasileira Gasoduto Brasil-Bolívia volta a entregar uma média diária de dois milhões e 600 mil metros cúbicos de gás às companhias catarinenses e gaúchas. Prevista inicialmente para o dia 15, a retomada do abastecimento foi antecipada devido à conclusão das obras de reparo do trecho danificado devido às enchentes de Santa Catarina. Em nota, a Sulgás informa que iniciou as manobras necessárias para a normalização das atividades. A previsão é de que até quarta-feira sejam religadas todas as empresas que ficaram temporariamente sem o combustível. O abastecimento esteve paralisado desde o dia 23, quando deslizamento causados pelas chuvas no Vale do Itajaí romperam o gasoduto na região do município de Gaspar. As indústrias cerâmicas de Santa Catarina, principais consumidoras do combustível, reduziram a produção a 10% no período, acumulando prejuízos de R$ 7 milhões por dia. Com quase 20 dias paralisadas, as fábricas somam cerca de R$ 140 milhões em perdas. "Informações do Diário Catarinense"

Devem as Transportadoras se Transformar em Operadores Logísticos?

Margens apertadas. Competição acirrada. Custos elevados. Clientes exigentes. Pressão por resultados. Infra-estrutura viária precária. Falta de apoio dos órgãos governamentais. Insegurança e impotência frente às quadrilhas especializadas no roubo de cargas.
Esse é o atual cenário do mercado onde atuam as empresas de transporte rodoviário de carga. Para sobreviver e crescer nesse mercado, as transportadoras têm basicamente duas opções: a primeira é se especializar cada vez mais nos serviços de transportes e em seus Clientes e a segunda é se transformar num Operador Logístico e fornecer serviços de logística integrada.
Transformar-se num Operador Logístico deverá ser o caminho natural de todas as grandes e médias empresas de transporte rodoviário de carga no médio e longo prazo. Pesquisa recente da consultoria A T Kearney revela que aproximadamente 82 % das atividades de transportes nas empresas já se encontra terceirizada, enquanto que a terceirização da atividade de movimentação e armazenagem de materiais encontra-se num patamar de 32 % e a gestão de processos e sistemas em apenas 23 %. Essa pesquisa é reforçada por outra, realizada pela Bain & Company em 2.000, que aponta uma estimativa de crescimento de 20 % ao ano no mercado de prestadores de serviços de logística integrada e um crescimento de menos de 4 % ao ano no setor de transportes de carga. Recentemente o Núcleo de Estudos de Logística da Universidade Federal do Rio de Janeiro mostrou que há uma expectativa de que a terceirização dos serviços de logística atinja até 65% de toda carga no Brasil. Esse seria o índice de saturação do setor, que se encontra atualmente próximo de 20 %, existindo, portanto, margem para esse mercado triplicar de tamanho nos próximos anos.
A primeira opção é aparentemente mais simples, enquanto que a segunda parece um sonho distante, inatingível e arriscado. Ambas as opções exigirão das Transportadoras investimentos em infra-estrutura, pessoas e tecnologia da informação e o seu redirecionamento estratégico.
Especializar-se nas atividades de transporte a ponto de manter-se competitivo no mercado significa antes de tudo, se reposicionar diante do Cliente, e também oferecer diferenciais de serviço a preços competitivos. Manter-se vivo nesse mercado sem depender de alianças operacionais com grandes Operadores Logísticos ou de estratégias radicais de preço é um grande desafio para as Transportadoras.
Escolhida a opção da especialização nos serviços de transportes, é recomendável:
Investir no relacionamento com o Cliente, fazendo isso de uma forma profissional; faça com que o Cliente crie vínculos com os valores da sua empresa e não com os representantes da empresa. Assuma uma postura pró-ativa com os Clientes; posturas defensivas ou reativas devem ser abandonadas.
Repensar continuamente os processos a fim de manter-se em linha com as expectativas do Cliente. Se possível, supere as expectativas de seu Cliente. Procure também se antecipar sempre; tente saber antes mesmo de seu Cliente aquilo que poderá criar-lhe dificuldades ou aquilo que possa trazer maior fidelidade. Entenda aquilo que ele abomina e aquilo que ele valoriza.
Investir em tecnologia de informação proporcionando ao Cliente a visibilidade total do processo, permitindo aumentar a confiabilidade e segurança dos Clientes nos serviços prestados.
Monitorar constantemente o desempenho operacional da empresa com a finalidade de realizar rapidamente os ajustes necessários para corrigir os desvios ocorridos.
Contratar e reter pessoal de qualidade.
Ser flexível e ágil a ponto de desenvolver soluções personalizadas que atendam ou superem as necessidades do Cliente.
Desenvolver parcerias com outros prestadores de serviço, inclusive com Operadores Logísticos.
Investir o mínimo possível em ativos operacionais, variabilizar ao máximo os custos e implementar uma gestão profissional das finanças da empresa.
Operadores logísticos são empresas capacitadas a prestar uma ampla variedade de serviços logísticos, de forma integrada. São empresas aptas não só a operar, mas também a planejar e gerenciar os processos logísticos. O “coração” do Operador Logístico é o Departamento de Engenharia Logística. É essa a área provida de pessoas, metodologia, ferramentas e banco de dados para o planejamento e execução de projetos logísticos. É ela quem oferece suporte técnico para a elaboração das propostas, para a implementação e monitoramento das operações e quem realiza as melhorias contínuas solicitadas pelos Clientes.
No Brasil os Operadores Logísticos basicamente oferecem serviços de gestão e operação de transportes, da movimentação e armazenagem de materiais e dos estoques. Outras atividades podem diferenciar um Operador Logístico dos demais como a montagem de kits sazonais/promocionais, atividades de importação/exportação, coleta programada em Fornecedores, transporte internacional, etc. Aqui a atividade do Operador Logístico caracteriza-se por uma forte aplicação de tecnologia da informação, pelo baixo investimento em ativos operacionais e pela grande utilização de terceiros na execução das atividades operacionais, principalmente em transportes.
Pesquisa recente realizada pela TigerLog / Deloitte Consulting com 10 das 20 maiores empresas de transporte rodoviário de carga do Brasil aponta que 50 % dessas empresas entendem que o avanço dos Operadores Logísticos é uma grande ameaça para o setor. Os Operadores Logísticos tendem a ocupar, junto ao Cliente, o espaço outrora pertencente ao Transportador. O contato do Transportador junto ao Cliente deverá ser bastante limitado já que caberá ao Operador Logístico o gerenciamento do transporte. A contratação da transportadora, a negociação e os pagamentos do frete e o monitoramento do desempenho passarão a ser feitos pelo Operador Logístico. Obviamente, a existência de um intermediário nesse fluxo significará uma redução nas margens operacionais do Transportador para compensar a remuneração do Operador Logístico pela gestão logística. Aliar-se a Operadores Logísticos será fundamental para as Transportadoras.
Tornar-se um operador logístico pode ser a melhor opção para uma Transportadora, principalmente:
Se a empresa já vem desenvolvendo um leque diferenciado de serviços que ultrapassa os limites normais de uma Transportadora e verifica a possibilidade de maior demanda pelos mesmos;
Quando existe uma oportunidade concreta em um Cliente atual, atrelada a um contrato de médio ou longo prazo;
Quando não se tornar um Operador Logístico pode se tornar uma barreira para o desenvolvimento ou até sobrevivência da empresa;
Quando existem recursos financeiros disponíveis para novos investimentos
Definida a transformação em um Operador Logístico, aconselha-se às Transportadoras:
Evitar criar uma empresa à parte, procurando aproveitar a história, a imagem e o respeito conquistado pela Transportadora. Se desejar criar empresas diferentes, procure aproveitar ao máximo a sinergia entre elas, evitando duplicar estruturas administrativas e operacionais. Evite também a concorrência entre elas.
Não achar que basta divulgar no mercado que sua empresa agora é um operador logístico sem se capacitar para tal. Investimentos em pessoal qualificado, tecnologia de informação e metodologia serão fundamentais.
Não pensar que tudo poderá ser feito com investimentos reduzidos. Simule o orçamento para cobrir os investimentos para a capacitação da empresa.
Não achar que da noite para o dia sua empresa se tornará um Operador Logístico. O caminho é longo. Muitas empresas simplesmente alteram a sua razão social ou modificam visualmente seus caminhões acrescentando a palavra Operadora Logístico e acham que agora realizam atividades de logística integrada.
Não pensar que poderá fazer tudo sozinho sem a formação de alianças estratégicas.
Não achar que planejamento estratégico é desnecessário.
Bom trabalho e boa sorte !!!
Marco Antonio Oliveira Neves

Denílson Fora do Palmeiras


Denílson já não fala mais como jogador do Palmeiras. Com contrato até o fim da temporada, o atacante diz que ainda não foi procurado pela diretoria, o que sugere falta de interesse por uma renovação contratual.

O jogador comemora a recuperação que teve na carreira com a camisa do Palmeiras e não guarda mágoa pelo fim do vínculo.
"A gente não teve nenhum tipo de conversa (com o Palmeiras), por isso a gente já pensa que está fora, mas não tenho nenhum rancor, estou agradecido ao Palmeiras, que me fortaleceu no futebol. As ofertas que estou tendo, as maiorias são de fora do Brasil", disse o jogador, em jogo beneficente na Vila Belmiro.
Praticamente fora do Palestra, o destino de Denílson deve ser a Europa. Com duas propostas do futebol turco, pretende atuar em um país do velho continente com mais tradição.
"Recebi propostas da Turquia, mas para as pessoas que estão encaminhando eu pedi para esperar um pouco. Estou com a possibilidade de jogar em países mais reconhecidos e acho importante esperar mais um pouco. Muita coisa vai acontecer. Até o dia 20 eu vou ficar tranqüilo e depois as coisas vão se concretizando".

Acredito que ele não renovará, portanto, muita sorte pra ti Denilson e quem sabe tu não venha para o Tricolor Gaucho???

Corinthians


Em entrevista à TV Globo, o ex-centroavante de PSV, Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid e Milan não escondeu a satisfação e desabafou: "Agora sou mais um louco. Vou fazer parte de um bando de loucos", disse o novo camisa nove do Parque São Jorge.
Fora dos gramados desde fevereiro deste ano, após ser submetido a nova cirurgia no joelho, o ex-jogador do Milan vinha realizando a fase final de sua recuperação no Flamengo, time em que é torcedor e estava negociando o acerto nos últimos meses.
No entanto, em um grande projeto de marketing, a diretoria corintiana anunciou nesta terça-feira o acerto com Ronaldo por um ano e com opção de renovação do vínculo por mais uma temporada, para delírio dos torcedores do clube.
"O Corinthians está acreditando em mim, tem um projeto fantástico para 2009 e estou muito confiante que vai ser um grande ano", disse o atacante que defendeu a Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de 1994, 1998, 2002 e 2006 e que espera retornar aos gramados na disputa do Campeonato Paulista.
Com a apresentação oficial prevista para a próxima sexta-feira, o principal reforço do Corinthians nos últimos anos já começou a render lucro aos cofres do clube momento após o anúncio. Com a venda imediata da camisa nove, já com o nome do craque, o time do Parque São Jorge comercializou 150 exemplares só nas primeiras horas, que somam R$ 25,4 mil.


Será que dará certo?? sempre ficamos apreensivos com o Ronaldo Nazario, quem não gosta dele e quer vê-lo fazendo gols??
Acredito que ele conseguirá ter uma volta triunfante, mas com muita calma!!!
Boa Sorte!!!